• Cabala News

Toldot - Gerações

por Fernando Martins | "Gotas de Cabalá"

“Seria preferível a pessoa não ter nascido do que estudar a Torá apenas da forma literal.” Shimon Bar Iochai, autor do Zohar.


O Estudo da Torá ‘A Torá não é um coleção de histórias nem um documento da história humana; ela é um projeto genético que esquematiza as forças espirituais da vida. Usando a Cabalá como chave, podemos penetrar no nível genético da Torá.’ Rabino Berg


Zohar Toldot “E essas foram as gerações de Isaak”


Comenta Rabino Berg: ‘Rabbi Chiya nos leva ao entendimento da relação entre o Criador e a Torá. Aprendemos como o mundo é sustentado pelo estudo da Torá, e porque é nosso dever supremo continuar esse estudo.’

‘O “estudo da Torá” não se refere a um estudo com abordagem intelectual ou acadêmica dos milhares de palavras do pergaminho. Aos olhos dos cabalistas, a Torá é compreendida como o meio de expressão da energia do Criador em nossa dimensão física de existência. O pergaminho, a tinta negra como carvão e as letras primitivas são os intrincados componentes de um instrumento de comunicação divina, servindo a um propósito específico: ajudar os estudantes de boa vontade a extirpar suas falhas de caráter, para adquirir similaridade de natureza, e assim aproximação da Luz do Criador.’ A leitura ao pé da letra e as más traduções da Bíblia provocaram, nos últimos dois mil anos, separação, guerras ‘santas’ e desentendimento entre os homens ‘religiosos’, levando-os inclusive a “matar em nome de Deus".

Essa não é a forma correta de utilizar um texto sagrado, que prega, amor e união.


Sod (segredo, oculto) é a forma de leitura que utiliza os códigos fornecidos pelo Zohar, e trazem as chaves para sua compreensão; isso transforma o texto em informações e ferramentas que podemos aplicar, hoje, aqui e agora, para melhorar nossas vidas e realizar as transformações que nossas almas vieram fazer no mundo físico. Especialmente recomendada para se meditar antes de estudar o Zohar, pois ajuda a desvendar seus profundos códigos e mistérios.


Um dos 72 Nomes Sagrados, nos auxilia: Mem, Iud, Chaf – Revelar o Oculto

As letras desse nome somam 70, a mesma soma da palavra “Sod” (Samech/60, Vav/6 e Dalet/4) que em hebraico significa “oculto” ou “não revelado”. É muito boa para facilitar o entendimento e a compreensão dos segredos da Cabalá e dos ensinamentos espirituais.

Essa combinação de letras nos traz o poder de observação e a habilidade para enxergar a verdade e a coragem para lidar com ela. Também nos protege nas viagens, e em empreitadas perigosas.


6 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com