- Cabala News
Shabat – a Refeição da Rainha
Zohar, porção Bo: “Lembra-te do dia de Shabat para o santificar” (Êxodo 20:8)
por Fernando Martins

Rabi Itzchak disse: "Está escrito: E abençoou Adonai o sétimo dia” (Gênesis 2:3), e está escrito sobre o “Maná” (pão enviado do céu): “Seis dias o colhereis, mas o sétimo dia é a Shabat, neste dia não haverá” (Êxodo 16:26). Uma vez que não se encontra alimento nele, então qual a bênção que se encontra nele?
No entanto, assim estudamos: Todas as bênçãos, de cima e de baixo, dependem do sétimo dia, e estudamos: Por que não se encontra o Maná no sétimo dia? Porque neste dia abençoam-se dele todos os seis dias superiores, e cada um deles fornece alimento para os de baixo, cada um no seu dia, através dessa bênção em que foram abençoados no sétimo dia.
A bênção não se encontra numa mesa vazia, e por isso deve-se arrumar a mesa na noite de Shabat, com pão e comida.
Rabi Elazar disse para o seu pai: "Essas refeições, como são preparadas?" Disse-lhe: “Na noite de Shabat está escrito: Eu te farei cavalgar sobre os altos da terra (Ieshaiahu 58:14) nessa noite a rainha é abençoada e todos do ‘Pomar das Maçãs Sagradas’, e a mesa do ser humano é abençoada, e a alma é aumentada, e nessa noite é a alegria da rainha. E o ser humano deve se alegrar com alegria, e comer da refeição da Rainha.”
Chok Le Israel (trechos escolhidos do Zohar)
O Sustento da Semana
O trabalho espiritual na Shabat abençoa todos os dias da semana, é o dia no qual recebemos da Luz, e não do mundo físico.
Casamento no Céu, paz na terra. Vamos receber a Noiva Shabat, no Pomar das Maçãs Sagradas.