• Cabala News

Reencarnação: definições, origens e características

No site "segredos do mundo" encontramos este texto e exibimos nesta postagem, considerando ser um assunto intrigante. Vamos aqui tentar trazer maiores esclarecimentos para você.


QUAL É O SIGNIFICADO DA REENCARNAÇÃO?

Muitas pessoas acham que sabem o que é reencarnação: é quando a alma sai de um corpo que faleceu e encarna em outro que acabou de nascer. Mas o significado da reencarnação é muito maior do que esse, ele tem sido estudado há milhares de anos e é a ideia central de diversos sistemas filosóficos e religiosos. Saiba um pouco mais sobre a reencarnação abaixo.


O QUE É A REENCARNAÇÃO?

Segundo os estudos sobre este tema, nossos somos seres formados de matéria e de espírito. Existe uma porção do ser que é capaz de subexistir após a morte do nosso corpo físico, e ela pode ser chamada de espírito, alma ou consciência. A morte do corpo físico não demanda a morte da alma, ela pode associar-se a outros corpos sucessivamente para fins específicos, como para maior autoconhecimento, evolução ou para anular um carma, por exemplo.


ORIGEM DO CONCEITO DE REENCARNAÇÃO

Heródoto, historiador grego do século V a. C. talvez tenha sido o primeiro estudioso a documentar conceitos de reencarnação. Segundo ele, a reencarnação faz parte da doutrina egípcia, que afirma que a reencarnação ocorria exatamente no momento da morte física, que o corpo reencarnava em um ser que estivesse nascendo, podendo ser uma criatura da terra, água ou ar. Segundo a sabedoria egípcia todas as almas percorriam todas as criaturas em um percurso de 3 mil anos.

Pitágoras, filósofo e matemático grego nascido em 570 a.C. também defende com caráter filosófico a lógica da reencarnação que hoje é base para diversas religiões e filosofias modernas. A ressurreição é o elemento chave que liga e faz parte das religiões do Antigo Egito, do Hinduísmo, do Budismo, do Culto de Tradição aos Orixás (africano), dos Cultos Indígenas, da Cabala Judaíca, do Espiritismo e suas dissidências.


A REENCARNAÇÃO E O ESPIRITISMO

No Brasil, a doutrina mais presente que defende a existência da reencarnação é o espiritismo. Segundo Allan Kardec, decodificador do Espiritismo no mundo, a reencarnação é um processo obrigatório e sucessivo, a alma vai reencarnando até se tornar um espírito puro. Segundo Kardec, a reencarnação é a oportunidade que a alma tem de melhorar, aperfeiçoar-se intelectualmente através do trabalho e estudo e moralmente através do amor ao próximo e da caridade. Ela é vista como uma bênção pelo espírito, pois é uma oportunidade de progresso. Para o espiritismo, a reencarnação é uma prova da justiça de Deus, que dá diversas oportunidades para o espírito se aperfeiçoar ao invés de mandá-lo para o céu ou para o inferno em uma atitude maniqueísta.


REENCARNAÇÃO E CIÊNCIA

Por mais que a reencarnação tenha sido estudada através dos tempos, muito tempo antes de Cristo, ainda não existem provas concretas e científicas que garantem a sua existência. Existem diversas evidências, como o estudo feito pelo psiquiatra Dr. Ian Stevenson, da Universidade da Virgínia, Estados Unidos. Ele recolheu dados durante 40 anos sobre mais de 3000 casos que evidenciam a reencarnação no todo o mundo com resultados foram bem expressivos, todos feitos com crianças. Os estudos foram feitos com crianças pois é nesta idade (entre os 2 e 6 anos) que aparecem as maiores evidências e histórias de casos de reencarnação. Quando a história contada pela criança sobre sua vida passada não é levada a sério, a criança esquece-se ou o cérebro bloqueia estas lembranças.


7 SINAIS DE QUE VOCÊ JÁ PASSOU POR UMA REENCARNAÇÃO

A reencarnação é uma crença presente em diversas religiões mas que têm divergências de acordo com o local onde se vive. É um tema polêmico e mesmo nas religiões milenares e ancestrais não se encontram provas lógicas de sua existência, mas os indícios são muitos. Em algumas religiões – especialmente as ocidentais – acredita-se que as almas podem voltar a terra por diferentes motivos mas sempre para habitar outro corpo humano, em religiões orientais já acredita-se que se a alma foi ruim em vidas passadas, ela poderá reencarnar em animais. Seja como for, os indícios da reencarnação são semelhantes nas diversas religiões que acreditam nela, veja os principais sinais de que você já reencarnou neste planeta.


Medos e atitudes inexplicáveis

Existem medos e fobias que não têm qualquer explicação lógica: por exemplo, medo de água sem nunca ter passado por sensação de afogamento ou medo de escada sem nunca ter caído de uma. Esses medos e atitudes inexplicáveis podem ser resultado de um problema ocorrido na vida passada, uma alma que morreu afogada pode reencarnar e trazer esse medo para o novo ser reencarnado.


Deja Vu

Sabe aquela sensação de “eu já vi essa cena antes” ou “eu já vivi esse momento”? Eles não possuem qualquer explicação científica, então se acredita que isso acontece se você está enfrentando uma situação que já vivenciou em uma vida passada, e assim tem uma experiência através do tempo lembrando-se de algo que aconteceu em outra vida.

Sonhos recorrentes

Muitas vezes temos um sonho recorrente, sem qualquer explicação lógica para ele. Pode ser um sonho completo que volta e meia você sonha, ou algum elemento presente em diferentes sonhos. Esse elemento pode ser uma pessoa, um lugar, um animal, um objeto, qualquer coisa. Pode ser também alguém de uma vida passada que está tentando te dizer alguma coisa importante e você precisa decifrar o sonho, como ainda não conseguiu ela continua retornando com a mesma mensagem via sonho.


Lembrança de um lugar que você nunca conheceu

Você vai algum lugar (ou vê fotografias ou um vídeo) de um lugar que nunca esteve e esse lugar lhe é familiar. Você nunca o tinha visto antes, mas sente ali um conforto, um acolhimento, como se já tivesse morado por ali, como se ali pudesse ser o seu lar. De fato pode ter sido em vidas passadas! O sentimento de pertencimento e muitas vezes as lembranças de alguns fatos sobre aquele lugar (que você tem certeza que nunca viu leu em lugar nenhum) também podem ser sinais de reencarnação.

Marcas de nascença

Algumas religiões apontam que a marca de nascença tem relação com a morte que a alma teve em outra vida. Há pessoas que nascem com marcas semelhantes a tiros ou a marcas de facas ou machados, por exemplo, e então dizem que a marca de nascença revela como essa pessoa morreu. Muitas vezes duas almas que conviveram podem se reconhecer através da marca de nascença.


Empatia e altruísmo

Por absorver muito mais os sentimentos alheios, pessoas empáticas, assim como as altruístas (que se doam para ajudar os demais) têm grandes chances de ter uma alma mais evoluída.

Isso significa que você já reencarnou algumas vezes e que já experimentou tantas emoções e dificuldades que amadureceu espiritualmente.


Sentimento de alma velha

Você tem a impressão de que as pessoas da sua idade fazem muito mais coisas que você? Você se sente um idoso em um corpo jovem? Esse pode ser um sinal de reencarnação também.

Você pode estar cheio de conhecimento e de experiências de vidas antigas e, por isso, não consegue acompanhar o ritmo de seus amigos.

3 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com