• Cabala News

Não Coma o Pão “Daquele que tem o mau olhado”

por Fernando Martins

Colaboração Vera Santos | Kabbalah e a Amazônia


Zohar Balak – 40


Rabi Yossi diz que Balak percebeu que ele e seu povo cairia nas mãos de Israel, porque ele havia ‘visto’ isso. O conhecimento de Bilaam (o feiticeiro), era do tipo que só era compreendido à noite, quando as Sefirot mais baixas e as energias das Klipot dominavam.


397 – “E Balak, o filho de Tzipor viu...” citou Rabi Yossi, abrindo a discussão com o verso: “Não coma o pão daquele que tem o mau olhado” (Provérbios 23:6). Isso se aplica a Bilaam (que possuía o mau olhado), e ele abençoou Israel. “Nem desejes suas iguarias” aplica-se a Balak, para quem as oferendas queimadas oferecidas ao Santo Bendito Seja não eram desejadas.


398 – Venha e veja, quando Balak viu que Sihon e Og foram mortos e seus territórios foram tomados, ele viu (mais uma coisa). Pergunta: O que ele vê (que as escrituras afirmam) “viu”. Foi só quando ele viu em sua sabedoria que ele e os cinco chefes mais elevados de Midiã e seus povos estavam caindo nas mãos de Israel. Ele viu, mas não sabia (com clareza). Portanto ele primeiro aproximou-se de Bilaam, cujo poder residia na boca (para abençoar e maldizer), como Israel, cujo poder estava em suas bocas.


Lemos adiante, no Zohar, como Bilaam aprendeu a feitiçaria dos demônios acorrentados nas montanhas da escuridão, os líderes entre os anjos caídos na geração de Noé. Porém, nessa ocasião, o Santo Bendito Seja confundiu a magia e a sabedoria do mundo, de forma que esses ensinamentos não pudessem ser usados contra Israel.


Quando Bilaam percebeu que seria incapaz de prejudicar Israel, retornou a Balak e aconselhou-o no sentido de causar danos aos israelitas, algo que não fora solicitado pelo rei.


Seu conselho foi relativo às mulheres midianitas, que eram muito atraentes. Sabemos disso, pois Moisés no revela, onde está escrito: ‘Contemple, pois elas causaram mal aos filhos de Israel, através do conselho de Bilaam” (Bamidbar 31:16).


Quando o Eterno soube desse conselho, disse a Bilaam que ele seria envolvido pelo próprio plano; de fato, mais tarde, ele é morto na vingança contra Midiã. (mais sobre o assunto no link:

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1230422783790901&set=a.103792139787310&type=3&theater )


Os conselhos de Bilaam resultaram, e as mulheres moabitas aproximaram-se a ponto de muitos israelitas se envolverem com elas e também comparecerem aos cultos de seus deuses. Essa idolatria gerou uma mortandade entre o povo, e a mortandade chegou chegou a vinte e quatro mil, sendo detida pela ação de Pinchas, neto de Aarão.


Essa ação determinou que a porção Pinchas seja o trecho do Zohar mais sintonizado com a cura, ou equilíbrio entre alma, mente e corpo. Escanear essa porção tem o poder de nos curar (ou equilibrar).

10 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com