• Cabala News

“Moisés, Aarão e Miriam” - A Tríade dos Irmãos

por Fernando Martins


Torna-se claro que a missão dos três irmãos, Moisés, Aarão e Miriam, não incluía conduzi-los além das fronteiras de Canaã, mas foi exatamente o que tornou possível a travessia e a purificação, o tempo passado no deserto. Moisés era o Sol, Miriam era a Lua, e Aarão se manifestava como o poder de agir com misericórdia e amor incondicional em nosso mundo, Malchut.


Foi uma combinação perfeita e poderosa, que não se repetiu mais, mesmo sob o reinado de Salomão. Foi necessária para a redenção e purificação de todos os que saíram do Egito, que naquela época era um mundo de valores ligados ao físico.


É sempre bom lembrar que o ensinamento do Zohar afirma que existia um israelita para cada 50 pessoas; assim fica claro o ensinamento de que a revelação da Torá foi para todos os povos.


Zohar – Chukat 6


Sinopse:

Rabi Shimon conta a Rabi Yehuda, que Miriam morreu porque a morte dos justos redime o mundo. Quando ela partiu, o poço que acompanhava os filhos de Israel no deserto também se foi. Nessa época a direita enfraquecera e o sol diminuíra, e quando Aarão morreu estava quebrado e o sol enfraquecido.


Rabi Shimon afirma que nunca surgiu uma geração como aquela na qual viveram Moisés, Aarão e Miriam. Mesmo na geração de Salomão, eles recebiam da Lua, que estava cheia e não do sol, como na época de Moisés.


Rabi Shimon fala também sobre Josué, que trabalhou para herdar a terra de Israel, mas não atingiu a completude da Lua; ele trabalhou para Israel sob o sol (que era Moisés), pois não possuía Luz própria. Aprendemos que, em todos os lugares em que Salomão menciona “sob o sol”, ele fala sobre seu próprio nível, Malchut.


38 – Venha e contemple: não houve no mundo geração similar à geração quando Moisés, com Aarão e Miriam viveram no mundo. Se disseres que nos tempos de Salomão foi parecido, não é assim. Nos tempos de Salomão, a lua era dominante (desde que aquela geração recebia da lua, que é Malchut) e o sol estava recolhido (porque não recebiam de Zeir Anpin, referido como sol). Durante a época de Moisés, a lua estava recolhida (de forma que não recebiam de Malchut), e o sol dominava (pois recebiam de Zeir Anpin, referido como o sol).


39 – Havia 3 irmãos, Moisés, Aarão e Miriam (Michah 6:4). Miriam é Malchut; Moisés é o Sol, Zeir Anpin; Aarão é o braço direito, Chessed e Hur é o braço esquerdo, Guevurá. Alguns dizem que Nahshon, filho de Aminadav (era o braço esquerdo). Miriam morreu primeiro, então a lua partiu e o poço desapareceu.

Depois, o braço direito, que sempre aproxima a Lua (que é Malchut), quebrou alegremente e com amizade. Portanto, está escrito: ‘e a profetisa Miriam, irmã de Aarão” (Shemot 15:20). Com certeza que era irmã de Aarão, pois ele era o braço que a trazia em unidade e irmandade para o corpo, (que é Zeir Anpin).


8 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com