• Cabala News

Lua Nova de Gêmeos

Mensagem do Rabino Joseph Saltoun | 22/5/2020

colaboração de Vera Santos | Kabbalah e Amazônia - grupo de estudos

Ao término dessa Shabat, após o pôr-do-sol de sábado, inicia-se o terceiro mês do calendário hebraico, Sivan, cujas letras são Resh, semente do planeta Mercúrio, e Záin, semente da constelação de Gêmeos.

É um signo ligado ao elemento Ar, e também à Coluna Central da Árvore da Vida, que reconcilia as colunas da esquerda e da direita.


Não foi acaso que tenha ocorrido em Sivan o evento cósmico da Outorga da Torá, quando a Luz Infinita apareceu no Monte Sinai e revelou não somente a Torá, através dos Dez Mandamentos, mas também a consciência do Criador. Shavuot, o final dos 50 dias do Ômer, (este ano no dia 29/5) é uma oportunidade cósmica para o ser humano aprender como canalizar a Torá.


O Sêfer Yetzirah e a Astrologia Cabalística revelam a combinação original das letras que são os genes espirituais da Criação. Nesse caso temos as letras Resh e Záin - juntas formam a palavra RAZ רז , que em hebraico significa “segredo”, “mistério”. Invertendo a combinação das letras Resh e Záin temos outra palavra, ZAR זר , que significa “estrangeiro” e também “idolatria”, em hebraico se diz Avodá Zará אבודה זרה , adoração estranha.”


Segundo os cabalistas a Torá possui muitas camadas, e dimensões de entendimento, e tanto o Zohar quanto a Cabala penetram na fonte da Torá, revelando o segredo (Raz), porém se alguém estuda a Torá sem a Cabala, sem o Zohar, sem penetrar no nível do segredo, estará revertendo o poder da Bíblia e cometendo um ato de idolatria.


Uma Shabat de Paz e um bom mês a todos!

17 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com