• Cabala News

Klipot - A Polpa e a Casca

O Puro e o Impuro estão Ligados: “Não existe pureza, a não ser que venha do interior da impureza”


por Fernando Martins

Zohar Yitró – “Quando Jetro... ouviu”


52- ... Pois todas as coisas se conectam umas com as outras, o puro e o impuro. Não existe pureza, a não ser que venha do interior da impureza.


53 – Este é o princípio de: “Quem pode revelar uma coisa pura através de uma impura?” (Jó 14:4). A casca (Klipá em hebraico) e a fruta estão relacionadas. Essa Klipá nunca será aberta ou retirada até que os mortos se elevem da poeira. Então a casca será rompida e a luz brilhará no mundo, sem nenhum tipo de cobertura, a partir da parte interna. Felizes são os justos, nesse mundo e no Mundo que Virá.

*

Tu Bishvat / Ano Novo das Árvores.


No Seder de Tu Bishvat, realizado na lua cheia de Aquário, tomamos 4 copos de vinho e comemos 12 tipos de frutas, divididas de acordo com os 4 mundos, e com a casca que protege o fruto e a semente. No início, relativo ao mundo da Ação, o mundo físico, as frutas que o representam são as que possuem casca não comestível e sementes comestíveis. Em relação a isso, aprendemos que a casca (Klipá, Klipot no plural) é que protege a polpa macia do fruto. Os dois estão ligados.


Nossa negatividade pode ser vista como uma “casca” que adere a nós e interfere em nossa leveza e nas práticas espirituais, nos tornando mais "densos". Uma das formas de purificação no Templo Sagrado, era o incenso, composto de 11 ervas, preparado pelos sacerdotes e usado nas cerimônias do templo, com o intuito de soltar nossas klipot, as "cascas de negatividade. Assim era feita a purificação.


A Casca é a Proteção da Polpa


O que se torna claro nesse trecho do Zohar, é que tudo está ligado, como a fruta e sua casca, nós e nossa negatividade, nossa parte escura. Mas não devemos ignorá-la, pois se ignorarmos a impureza, estaremos também aprisionando a pureza. Se rejeitarmos a escuridão, estaremos ignorando a luz que ela oculta.

Todavia, podemos separar a casca da polpa, como fazemos na Shabat, separando o profano do Sagrado, para consumir nesse dia apenas o que alegra nossas almas.


“Não existe pureza, a não ser que venha do interior da impureza”

“A única Luz é a que brota da escuridão”


Por isso, reconhecer nossa impureza, nossa parte escura, é o caminho para revelar a pureza e a Luz.

4 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com