- Cabala News
Fortaleza realiza Retiro e a Sabedoria da Cabalá abre cada vez mais as suas fronteiras

A cabalista Mônica Faldini começou como aluna da Cabalá há mais de 20 anos atrás, e o tempo fez com que ela sentisse a necessidade de compartilhar a Sabedoria da Cabalá como parte da missão da sua alma. Iniciou sua jornada de compartilhamento da Cabalá reunindo algumas amigas em encontros informais e com o tempo passou a dar cursos.
Inevitavelmente a realização do primeiro Retiro da Cabalá em terras cearenses aconteceria após quatro anos de estudos em grupo. E aconteceu. O primeiro evento com a participação do Rabino Joseph Saltoun nos dias 23, 24 e 25 de Agosto na capital cearense, no Hotel Lara, reunindo um grupo que em sua maioria já estudam a Cabalá.

A presença e participação do Rabino Joseph como sempre oportuna para iniciantes e estudantes da Cabalá estarem em contato direto com o Mestre da Sabedoria da Cabalá, e de receberem ensinamentos como o ritual para o Shabat.
De acordo com o Rabino Joseph "O Shabat é um dia muito espiritual e chegou o momento para o grupo presenciar, apreciar e assimilar a Cabalá todo o ritual do Shabat na vida de cada um como também para a Cabalá fazer parte da consciência diária".
Chamou a atenção do Rabino o local escolhido para a realização do evento, o Hotel Lara, "muito charmoso e cheio de plantas tropicais o que é importante para um retiro ser bem sucedido, com a renovação das energias por meio da natureza", comentou o Rabino.
Uma observação interessante que o Rabino passou para o grupo, e serve para todos os estudiosos, é que o nome "Ceará" - cidade capiral - vem do hebraico e significa "tempestade" e assim originou o nome dado pelos nativos que obervavam o "vento forte e constante" naquela cidade.

Para o Rabino Joseph Saltoun foi muito prazeroso estar com o grupo de cearenses dispostos a conhecer a sabedoria milenar da Cabalá, que puderam testar os conhecimentos adquiridos até este primeiro encontro, e que ficou para ele a certeza de deixar mais um legado de ensinamentos para um novo público em terras brasileiras. Mais um momento singular de canalização e compartilhamento dos ensinamentos dos Mestres a milhares de anos.
"Que este seja o primeiro de muitos outros retiros no futuro, aberto para todos os brasileiros que podem aproveitar para conhecer a alma acolhedora do povo cearense", completa o Rabino Joseph.
Depoimentos:
"Rabino Joseph, é difícil expressar tanta gratidão em palavras. Mergulhar na Cabalá, sair num retiro leve e profundo, gostoso e doido, com amigos, com o senhor, e com Micvê na piscina e no mar. Foram dias intensos. Voltar para a Terra na segunda-feira foi desafiador para muitos de nós. Quebramos paradigmas, o senhor nos instigou. Senti que limpei mais um pouquinho das minhas sombras e que com o vazio, um pouco mais de luz possa me preencher.
Agradeço por sua disponibilidade sempre, incansável, pela sua dedicação à sua missão. Sinto-me honrada e abençoada por ter o senhor nos orientando sempre.
Shabat Shalom".
Monica Faldini
"Mônica querida.
Agradeço por nos oportunizar momentos de aprendizagem.
Aprendi nesse retiro a ouvir. Falar de Cabalá exige uma postura de abertura, silêncio e humildade. DESNUDAR-SE nas crenças, ritos, verdades, preconceitos e arrogância de quem sabe muito. Na verdade, não sabemos de nada e pouco aprenderemos
em uma só existência.
O Rabino me surpreendeu no final, nos ensinou no domingo de manhã que para entender Cabalá temos que nos DESNUDAR, CALAR, OUVIR, SENTIR, ENTREGAR-SE À ENERGIA PURA!
Ao nascer nos vestem com preconceitos, divisão, ritos, mitos, religião, formatos, regras. E crescemos só enchendo a 'caixa' que nos colocaram dentro.
Sair da 'caixa' exige coragem de assumir que tudo que você sabe está errado. É que você não sabe nada da vida, de Deus, do mundo."
Thiciane Zilfran
Shabat Shalom!
"Assim fomos recebidos no Retiro da Cabalá, fomos acolhidos e dizer em palavras o que senti não é simples, pois pude receber um sinal em forma de paz, sossego e mansidão. Que me deu uma única certeza, eu quero estar perto da Luz, saí desse Primeiro Encontro com a Cabalá ávida por Sabedoria, uma sensação maravilhosa de saber que nada sabemos e que tudo que precisamos é ir em busca da Luz.
Rabino Joseph Saltoun com uma genialidade ímpar soube aguçar e nos ensinar a seguir o caminho da Luz. Muita gratidão."
Lia Freire