• Cabala News

Elohim e a Natureza Divina

por Rabino Joseph Saltoun


Em hebraico o valor numérico ou Gematria da palavra Elohim é igual ao da palavra “natureza”.

A Gematria é um método da Cabalá que transforma cada letra hebraica em um valor numérico. Pode ser associada à Geometria Sagrada. São métodos espirituais utilizados para entender um nível mais profundo e oculto da criação.


O que não aparece claramente na superfície ou na percepção imediata dos cinco sentidos, pode ser medido e calculado usando o sistema dos números. No caso da Gematria, o método segue um sistema onde cada letra tem um determinado valor segundo o seu local do alfabeto hebraico.


Em hebraico a soma do valor numérico das letras de Elohim (Alef [1], Lamed [30], Hei [5], Iud [10], Mem [40]) é = 86.


Natureza se escreve Hatêva em hebraico (Hei [5], Tet [9], Beth [2], Áin [70)], que também apresenta também a soma = 86.


Nesse caso, o sábio da Cabalá, Rabino Ashlag, nos ensina que Elohim representa a força interna e oculta da Natureza. É a essência divina da Natureza. A Gematria nos ajuda a transcender essa separação e enxergar a ligação espiritual entre esses dois conceitos.


Podemos dizer que Elohim é a “alma” da Natureza, enquanto as forças físicas dela, percebidas por nós como chuva, neve, montanhas, tempestades, etc... representam as manifestação física dessa alma, ou seja, o seu “corpo”.


Em outras palavras: o divino está aqui na Natureza. A Gematria é um instrumento que tira uma camada da ignorância e afasta o véu que esconde o mundo da verdade.”


Trechos retirados do livro “Kabbalah e as Chaves Secretas do Universo”, do Rabino Joseph Saltoun, que pode ser adquirido no link:

https://www.facebook.com/commerce/products/1475944519191730/


5 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com