• Cabala News

Como você entende o 'tempo'?

por Beto Pandiani



Para mim é difícil entender o tempo sem relativizá-lo.

O tempo seria um sopro de vida que é dado a cada um de nós, sim porque ele só tem sentido se somos observadores dos eventos em nossas vidas.

Logo eu faço a pergunta: “O que faço comigo diante do tempo?” Esta é uma pergunta capciosa. Mas o tempo solto na existência não existe, ele é apenas uma ilusão, como uma convenção. Então para ter sentido e propósito tem que haver alguma realização ou ação para se chegar em algum lugar ou estado de consciência.

Mas temos nos perdidos diante do tempo, pois dentro da programação da mente idealizamos que quanto mais tempo estamos aqui, mais poderemos desfrutar a vida.

Mas eu vejo que o que importa não é quanto tempo eu vou viver, mas sim o que vou fazer comigo diante do tempo. O quanto pude entender a unidade da vida, o quanto arranhei a consciência amorosa que rege toda a vida no Universo, e como me relacionei com a minha capacidade de doação.

A outra questão que está ligada ao tempo é como nos relacionamos com as questões humanas, as nossas questões principalmente. E a afirmação: “ Não viemos resolver problemas aqui na Terra, mas sim nos resolvermos diante deles”, entra em sintonia com o que fazemos conosco diante do tempo.

O centro de toda a questão não está fora de nós, ao contrário, ela habita o nosso oceano. Só não podemos deixar o tempo passar, porque desta forma perdemos o tempo de nos resolver. A beleza da vida é deixarmos estes dois oceanos se conhecerem, e se sintonizarem neste tempo que foi cedido a nós. Beto Pandiani.

Conversando com o meu querido amigo Quiroga sobre esta reflexão ele me perguntou: "quanto dura um momento?" Respirei e respondi: "muitas vezes mais que um século". Na linda foto do Gui von Schmidt pode se ver a Ilha dos Estados ao Sul da Terra do Fogo. Ao me lembrar deste dia sinto a solitude dentro do meu coração diante da beleza da vastidão selvagem desta inesquecível região. Um tempo de conexão com a minha Mãe.

Sobre Beto Pandiani: Empresário (AEROANTA, Singapore Sling, Olivia, Mr. Fish, Clube Base, Lounge e U Turn) Beto Pandiani começou a levar mais a sério o seu hobby a vela a partir de 1983. Em 1989 conquistou o título de campeão norte-americano de Hobiecat 16 em Chicago Em 1994, aconteceu sua primeira e mais longa expedição, Entre Trópicos de Miami à Ilhabela que durou 289 dias. Em 2000, Beto Pandiani partiu para sua segunda expedição, a Rota Austral,dois Hobiecat de 21 pés. Puerto Montt ao Rio de Janeiro. A Travessia do Drake realizada em 2003, Ushuaia à Antártica. Após as expedições, Beto encarou a regata Atlantic 1.000, em 2004. 1000 milhas pela costa leste até NY. Na Rota Boreal em 2005, velejou de NY até a Groenlândia. A maior de todas as viagens foi realizada entre 2007 e 2008. Juntamente com Igor Bely, Beto atravessou o Oceano Pacifico. Chile - Austrália. No ano de 2013, Beto e Igor voltaram ao mar e cruzaram o Oceano Atlântico partindo de Capetown e chegando a Ilhabela sem escalas. Ao final destas sete viagens, Beto Pandiani tornou-se o primeiro velejador a conectar a Antártica ao Ártico num pequeno barco sem cabine. Como ele mesmo gosta de frisar, o feito foi absolutamente coletivo: Beto cerca-se sempre de excelentes profissionais, sejam seus companheiros nas velejadasMarcus Sulzbacher, Gui Von Schmidt, Santiago Iza, Felipe Tommazzi, Duncan Ross, Felipe Whitaker e Igor Bely, sejam os companheiros das equipes de apoio e documentação, que fazem as expedições do brasileiro se transformar em produtos (coffee-table books e DVDs) de altíssima qualidade. Tem publicado cinco livros fotográficos e um de histórias. A experiência adquirida por Beto ao longo de todas estas expedições transformou-o em um palestrante diferenciado. Em suas palestras, ele discorre sobre logística, tomada de decisão, administração de riscos, preparo emocional e físico, superação de limites e trabalho em equipe, como se relacionar em um ambiente desfavorável e outros aspectos pertinentes as empreitadas.


0 visualização

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com