• Cabala News

A COVID-19 nos deu uma lição de humildade

por Rabino Michael Laitman

colaboração de Vera Santos | Kabbalah e Amazônia - grupo de estudos


Muito provavelmente, nenhum perigo foi mais menosprezado do que o coronavírus. Desde o caso 1, o vírus tem sido descrito como um tipo de gripe, uma ameaça insignificante à saúde e, basicamente, um problema. No entanto, já podemos ver que esse vírus tem um enorme impacto na sociedade humana. Disfarçadamente, a COVID-19 quebrou os fundamentos da civilização humana. Em dois meses, a humanidade capitulou para um inimigo que não pode ver, ouvir, cheirar, provar ou tocar, e cuja nocividade é questionável.


“Todos nós aprendemos o quão vulnerável somos, quão dependentes somos um do outro para nossas necessidades mais básicas, desde saúde e comida até compaixão humana”.


Gripe ou não, um por um, os governos revogaram todas as atividades públicas, congregações políticas e religiosas, convenções profissionais, esportes e entretenimento, shopping centers, fábricas, empresas de alta tecnologia, transporte e recreação. Apesar do custo inimaginável, os chefes de Estado sucumbiram ao problema e detiveram suas nações.


Ainda mais extraordinário, agora, quando os governos estão tentando reiniciar seus países, as pessoas não estão empolgadas em participar. Não é apenas que elas não tiveram renda durante o bloqueio, embora isso também seja verdade. É mais profundo que isso: a humanidade está perdendo o interesse em uma civilização que saúda as pessoas de acordo com suas carteiras.


Embora os formuladores de políticas e magnatas estejam pedindo que as pessoas continuem de onde pararam há dois meses atrás, pois devem aproveitar ao máximo a recuperação, às nossas custas, isso não acontecerá, não desta vez. As pessoas mudaram.


Não apenas os magnatas e os formuladores de políticas receberam uma lição humilhante do vírus, como todos nós. Todos nós aprendemos como somos vulneráveis, como somos dependentes um do outro para nossas necessidades mais básicas, da saúde e alimentação à compaixão humana. Aprendemos que o que realmente nos faz felizes são famílias calorosas e boas amizades, não tendências aquecidas e colegas sorridentes.


Estamos aprendendo a ser iguais. Estamos percebendo que é mais gratificante concluir do que competir, que é tão gratificante compartilhar, cuidar e ser finalmente livre de nossos egos egoístas. Ao enviar nossos egos, a COVID-19 nos deu vida.


E como toda criança faz, estamos dando passos de bebê. Às vezes tropeçamos, às vezes caímos, mas nosso objetivo deve estar claro o tempo todo: estamos aprendendo a nos unir. Se nos esforçarmos para viver em unidade, a própria vida nos ensinará o que devemos guardar do passado e o que devemos rejeitar. Não precisamos tomar decisões com antecedência, apenas tentar nos relacionar uns com os outros e ver que tipo de sociedade emerge, como ela atende a seus membros, recompensa seus campeões e reprova seus inimigos.


À medida que nossos valores mudam, nossas causas de alegria e tristeza também mudam. Nossas aspirações se adaptarão facilmente ao novo ambiente, e prosperaremos quando todos ao nosso redor prosperarem.


Como o vínculo humano será o objetivo final da sociedade, não teremos medo de nós mesmos, de nossos filhos ou de outras pessoas sob nossos cuidados. Não precisaremos nos preocupar com comida, moradia, assistência médica, educação, amigos para nossos filhos ou amigos para nós mesmos. Simplesmente, não precisamos nos preocupar. E a única exigência de nós será fazer o mesmo bem para os outros que eles fazem para nós.


Devemos temer o vírus e cuidar de nossa saúde, mas também devemos agradecer que ele veio em nosso auxílio. Ele nos salvou de nos matarmos e destruirmos nosso planeta; nos deu a chance de começar de novo. Portanto, com toda a honestidade, sou grato pela lição de humildade que o COVID-19 nos deu a todos.


Michael Laitman é professor de Ontologia e Teoria do Conhecimento, PhD em Filosofia e Cabalá, e Mestrado em Medicina Bio-Cibernética.

Ele é fundador e presidente do Instituto ARI e Bnei Baruch – Kabbalah, Educação e Instituto de Pesquisa.

www.michaellaitman.com/pt


fonte: https://www.facebook.com/laitmanpor/posts/2611478662398342?__tn__=K-R


3 visualizações

Receba nossas atualizações

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

© 2019 por CabalaNews. Orgulhosamente criado com Wix.com